O Evangelho de hoje está em Marcos 12,28b-34.
Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor! São as palavras de Jesus para responder ao escriba.
Ao dizer que Deus é o único Senhor, Jesus foi taxativo a nos mostrar que não existe outros deuses a serem seguidos!
Por isso gostaria de que nós refletíssemos hoje sobre o que é idolatria e se realmente somos idólatras...
Idolatrar é colocar alguém ou algo no lugar do Deus verdadeiro. É substituir o culto de adoração, que deve ser prestado apenas ao nosso Senhor Deus, por um culto a objetos ou pessoas que não tem nada de deus.
Diante disso, paremos para pensar: Será que o fato de eu ter uma imagem de Jesus, um crucifixo em minha casa me faz ser um idólatra? Minha fé em Deus me faz crer que não. Porque suas palavras são claras, basta apenas parar para ouvi-la. Ao colocar uma imagem de Jesus ou de algum santo em minha casa não estou colocando ali um deus. Não é àquela imagem que eu presto culto de adoração. Aquela imagem me remete à Deus, me faz lembrar que eu tenho um Deus que expõe o seu coração para que eu possa amá-lo. Ao olhar para um crucifixo, me recordo que o nosso Deus deu a sua vida por mim, por você. Ao olhar para a imagem de um santo, me vem o desejo de ser como ele e a certeza de que a santidade realmente é possível.
Agora imaginemos que trocássemos todas as imagens de Jesus crucificado das nossas casas por uma imagem de uma bebida, por exemplo. Digamos que você chegasse em casa chateado, com raiva do mundo e, ao entrar, desse de cara com essa imagem, com um quadro de uma garrafa de uisque. Qual seria o pensamento que viria a sua mente? Você pensaria em Deus ou desejaria uma dose daquela bebida?
Agora faça a experiência de chegar em casa, na mesma situação e ver uma imagem de Jesus crucificado. O que você traria para o seu pensamento e para sua vida? Pelo menos por um instante você traria o Senhor a sua mente, que poderia até estar com pensamentos maus, errados...
O que vem a sua mente ao ver uma imagem do rosto de Jesus olhando em teus olhos? Será o mesmo pensamento de quando você abre o orkut e vê fotos de pessoas nuas, drogadas, com armas? Creio que não.
Idolatria vai além das imagens. Eu posso ser idólatra quando me preocupo mais com o material do que com o espiritual. Eu posso ser idólatra ao colocar artistas ou pessoas famosas no lugar de um deus. Eu posso ser idólatra quando coloco uma paixão, um amor humano acima do amor de Deus. Eu posso ser idólatra quando deixo de seguir as palavras de Jesus e sigo ao meu próprio entendimento, minha própria vontade! Aí sim, devemos parar e refletir: Será que estamos dando a Deus o lugar que lhe é de direito em nossa vida? Será que estamos amando-O acima de todas as coisas? Será que através desse amor estamos amando o nosso irmão como a nós mesmos? Será que estamos nos amando primeiro, cuidando de nós como templo de Deus que somos?
Aproveite esse momento de retorno, de conversão para buscar conhecer a sua fé, o Deus que você adora, que é o único, é o nosso Senhor, aquele a quem devemos amar acima de todas as outras coisas e que nos amou primeiro e continua nos amando apesar de tudo que fazemos ou deixamos de fazer por Ele.
Hoje é sexta-feira dia de jejum. Que tal iniciarmos esse dia com o jejum do coração? Limpando o nosso coração de toda a intriga, raiva, ódio. Buscando o perdão de alguém ou perdoando a quem nos fez mal? Alimentar rancor e mágoa, também é uma forma de idolatria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário