sábado, 12 de março de 2011

Evangelho; 12/03/2011.

 A leitura de hoje está em Lucas 5, 27-32.

No texto de hoje, Jesus mostra-nos a opção que faz pelos pobres, pecadores e excluídos da convivência dos privilegiados. Ele encontrou um cobrador de impostos chamado Levi e o convida para ser seu discípulo. Devemos – e cada um em particular – entrever-se, pois o Mestre também nos chama.
Assim como Levi segue imediatamente a Jesus oferecendo, então, um banquete a Ele e convidando os membros da sua classe, também nós façamos o mesmo. Veja que Levi – sendo um detestado cobrador de impostos, – os únicos amigos que tinha eram os outros cobradores de impostos, seus colegas. E os nossos são aqueles que eu e você conhecemos: pai, mãe, filhos, irmãos e irmãs, tios e tias, colegas… Sei lá! Convidemo-los a participar da mesa com o Mestre. Que eles partilhem de igual modo da nossa conversão!
Como Levi, sejamos obedientes ao Mestre que nos chama para a sua missão. Saiba que a obediência ao chamado de Jesus é o único caminho de que dispõe a pessoa humana – ser inteligente e livre – para se realizar plenamente. Quando diz “não” a Deus, a pessoa humana compromete o projeto divino e diminui-se a si mesma, destinando-se ao fracasso. Diga sim ao projeto de Deus na sua vida e você e os seus viverão eternamente.
Pai, estou certo de que, mesmo sendo pecador, sou amado por ti e posso contar com a tua solidariedade que me descortina a misericórdia e a justiça como jeito novo de ser.
Padre Bantu Mendonça - Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário