sábado, 7 de maio de 2011

Passagem do Dia 07/05/11


Para interpretar com fidelidade a passagem de hoje (João 6, 16-21), temos que usar o simbolismo, pois, sem ele, a narrativa parece ser um sucesso normal em que um homem se revela com poder especial sobre a natureza.
Em primeiro lugar, Jesus deixa Seus apóstolos sozinhos, à noite, no meio do mar que, por seu estado de turbulência, aparece como representante do mal, dominado pelo maligno. Por outro lado, a barca, com tudo o que na hora representava o Reino de Deus, era realmente uma pequena semente de mostarda. Sem Jesus, o vento contrário a domina e a impede de chegar a seu destino. Não adianta o esforço dos remos porque a vela, com o vento contra, não pode ser usada. E esse vento não é humano.
Aparentemente, os discípulos estavam sós. Mas, na realidade, Jesus estava ali seguindo-os e muito próximo deles. Para eles, o Senhor, como a visão do espectro, parecia como alguém saído das profundezas do mar, era um espírito maligno que os atormentava e produzia o vento furioso que impedia seu avanço. Somente as palavras amigas do Mestre logram acalmar os nervos e aportam a tranquilidade e sossego necessários. Era Ele o Amigo mais do que o Mestre, o forte no momento da fragilidade; Ele, e unicamente Ele, traria a solução do problema que os afligia.
O trecho de hoje está escrito precisamente para demonstrar que a transcendência e independência de Jesus, manifestada com Suas palavras e Seu proceder diante das leis e costumes tradicionais e perante as leis físicas da natureza, revelam Seu domínio absoluto sobre as crenças e Seu senhorio total – como Criador e não como criatura – sobre os acontecimentos, de modo que a nossa resposta de hoje não pode ser outra que a dos que estavam no barco: “Verdadeiramente, Tu és o Filho de Deus!
Padre Bantu Mendonça

Um comentário:

  1. Parabéns ao EJC da Paróquia São José!
    Muito boa esta iniciativa de publicação em Blogs Católicos.
    Seguirei o Blog de vocês a partir de agora!
    Paz e bem a todos!

    Anizio
    Catequese Crismal da Paróquia São Francisco de Assis, Mangabeira VII.
    Nosso Blog: http://crismaconfirmacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir